terça-feira, agosto 26, 2008

MUDANÇAS


Vou trocar Copacabana (puta sedutora) pela Tijuca (tia velha com jeito de prima assanhada). Não foi nada muito programado. Já comecei a praticar um mantra que o Nelson Rodrigues ensinou:

'A vida é mais profunda depois da praça Saens Penha. O único lugar onde há o suicídio por amor é a zona norte!'

NATAÇÃO

Fico me equilibrando entre a palavra e a ação. O ator, por vezes, fala mais alto, grita, esperneia, enquanto o escritor se retira de cena. Você provoca sentimentos esquisitos em mim, as palavras somem e a boca seca. Na cabeça, todas as últimas decisões pensadas se confundem. Sinto desejo de nadar pra dentro e não sair. Ou mandar todo mundo se foder. Estou começando a gostar da segunda opção. Tá difícil segurar essa onda.

quarta-feira, agosto 20, 2008

SEBO

baratos da ribeiro
promoção do dia:

elis regina richard
strauss (zaratustra)
beatles gal fa - tal

tudo por cinco real


Ramon Mello

MÚSICA E POESIA


Não sou fã de rap, o que ouço não me entusiasma. Creio que o distanciamento seja por causa da minha condição ‘classe-mérdia’. Mas isso não impede o meu interesse pelo discurso do MV Bill e pela produção literária do Ferrez. Também assisti com gosto ao filme L.A.P.A , de Cavi Borges e Emílio Domingos.

Estou falando tudo isso para dizer que li um livro bacana sobre o tema: ‘Poesia Revoltada’ (Aeroplano), de Elcio Salles. O cara é acadêmico, mas a escrita dele é dominada pelo ritmo do rap.

E ainda: atenção ao documentário ‘Palavra Encantada’, de Marcio Debellian e Helena Solberg. O filme será lançado, em setembro, no Festival do Rio. Um trabalho sensível sobre música e poesia, com um time de respeito: Tom Zé, Maria Bethania, Arnaldo Antunes, Ferrez, Chico Buarque, Lirinha, Adriana Calcanhoto... Imperdível!






segunda-feira, agosto 18, 2008

'A FILHA DA CHACRETE'


Assisti à peça ‘A Filha da Chacrete’, um monólogo com a atriz Camila Rhodi. Um belo trabalho, dirigido por Fernando Maatz e Camila Vidal, que mistura ficção com realidade: a moça realmente é filha de chacrete. Tive a sensação de ler as páginas do diário de uma pessoa querida. Incomoda e emociona.

Onde? No Teatro Ziembinski. Sim, na Tijuca. Não precisa reclamar, a estação de metrô - São Francisco Xavier- é bem na frente. Anota aí: o Teatro Ziembinski fica na Rua Heitor Beltrão s/nº. A peça que fica em cartaz até 31 de agosto de sexta a domingo com ingressos a R$ 10. Ou seja, leva sua carteirinha falsa de estudante e paga só R$5.



Depois da apresentação, fiquei no foyer do teatro para cumprimentar Rhodi. Enquanto esperava, li o mural com materiais relacionados à peça: textos, fotos, cartazes... Não me contive, anotei o E-MAIL DE CENSURA que a Secretaria das Culturas (Prefeitura do Rio) enviou para a produção da peça. Leia:

Camila e Anna

Em reunião com os Assessores de Comunicação da Secretaria das Culturas, entendemos que as fotos com apelo sensual, não devem ser aplicadas no material gráfico apoiado Prefeitura. Pedimos que, na foto maior façam um corte na altura dos braços.
Por favor, a foto da moça de toalha e do rapaz de sunga deverão ser retiradas de todo o material gráfico.

Assessoria de Comunicação Social - Secretaria Municipal das Culturas








Ficou excitado? Não? Os assessores consideram essas imagens indecentes. Pode? Repare no corte que os produtores foram obrigados a fazer no cartaz. Metade da bunda da atriz foi cortada! E as fotinhas 'da moça de toalha e do rapaz de sunga' foram retiradas. Você não conseguiu enxergar? Os moços eram os pais da atriz, também artistas. Ô hipocrisia Teresinha!

terça-feira, agosto 12, 2008

Christiane F.


Christiane F dá notícias: a coitada está de volta às drogas. Leia, aqui! Essa mulher perseguiu minha adolescência, assisti ao filme e li o livro algumas vezes. Quando entrevistei a Bruna Surfistinha no Click(IN)VERSOS, não me contive, perguntei: Você já leu Christiane F. - treze anos, drogada e prostituída? A resposta: 'Eu li o livro dela há uns três anos, quando ainda estava me prostituindo, e lembro que ao terminá-lo de ler pensei: Não quero ter um final como o que ela teve' (...)


domingo, agosto 10, 2008

CHACAL, CEP 2000, CLICKINVERSOS e FLAP


Há duas semanas, fiz uma oficina de três dias com o poeta Chacal no Sesc de Copacabana. Na turma: atores, bailarinos, fotógrafos, poetas e alguns malucos. Em seguida, teve mais quatro dias de poesia com o evento V de VERSO, sobre a trajetória poética de Chacal, para cada década um convidado: Anos 70 - Chacal e Charles Peixoto; Anos 80 - Chacal e Fausto Fawcett; Anos 90 - Chacal e Viviane Mosé; Geração 00 - Chacal e Raul Mourão.

Aproveitei a oportunidade para ler 'Belvedere - 1971/2007' (7 Letras/Cosac Naify), a publicação que reúne toda a obra do poeta. E fiz uma entrevista exclusiva com Chacal para o meu blog Click(IN)VERSOS. Tomás Rangel e Débora Almeida fizeram ótimas fotos. Vou publicar a conversa no dia 12 de agosto, dia de comemoração dos 18 ANOS do CEP 20000.

foto: Tomás Rangel

Estou muito enrolado com as entrevistas do Click(IN)VERSOS, mas em breve vai ter muita conversa boa. A escritora Paloma Vidal (DESCULPE A DEMORA!) e o poeta paulista Maurício Duarte (NÃO ESQUECI DE VOCÊ!) são os próximos da fila. Aqui, ao lado da minha cama, tem uma pilha com mais de 50 livros de jovens autores, por isso estou devagar: lendo e correndo atrás de trabalho para pagar o aluguel.

E, ainda, estou colaborando com a organização de um evento de literatura, a FLAP RJ – 2008. Conhece? Convidei uma galera boa para o debate: Viviane Mosé, Heloisa Buarque de Holanda, Eucanaã Ferraz...

FLAP! RJ - INTERFERÊNCIAS
20 e 21 de Setembro de 2008
PUC-Rio - Auditório do RDC


Aguardem mais notícias!

O ÚLTIMO LEITOR DO JORNAL DO BRASIL

foto: Jô Bilac


Gosto dessa foto! Batizei de 'o último leitor do Jornal do Brasil'. Cinelândia - Rio de Janeiro.

segunda-feira, agosto 04, 2008

BÊBADO

para Gabriel Wainer

tomei um porre
de vinho
acordei com ressaca
de cigarro

verdades inteiras
entaladas na garganta
arrotando fumaça
cheiro de uva

tropeçando em palavras
porre se confundi
com ressaca
dói a cabeça

OFF LINE


Argh. Sou desligado, confesso. Mas nesse domingo extrapolei. Confundi o dia da apresentação de um espetáculo no Municipal. Perdi o programa. Pior, já havia marcado com dois amigos. Segunda opção, cinema em Ipanema: 'Ao Entardecer'. Chorei. Após a sessão fui fazer um favor para outro amigo. Botafogo. Colocar comida para o Joaquim, um cachorro. Ok. Surpresa! O dono do cão já estava de volta. Confundi as datas novamente. Preciso dormir. Vida de cão.

domingo, agosto 03, 2008


Humm, depois de mais de um ano, recebi a foto do evento 'A Web Quer Você', realizado na UniverCidade, Ipanema. O encontro foi promovido pela turma de jornalismo para discutir a relação da internet com o processo de criativo.

Na foto: Thaís Gulin, Gabriel Wainer, Rodrigo Bittencourt, eu Ramones e Aline Malafaia.

VINIS MOFADOS


resolvi organizar
a bagunça; na estante:

palavras empoeiradas
fotografias letras de
música vinis mofados

e uma coleção de
romances fracassados


Ramon Mello - Rio de Janeiro, Maio de 2008.

sexta-feira, agosto 01, 2008

SOBRE VIDAS ORDINÁRIAS

>>> Ana Braga é o nome dela. Ana tem uma coluna num jornal impresso e assina o blog chamado 'sobre vidas ordinárias', onde reproduz os escritos. Pessoas comuns, invisíveis no dia-a-dia, são personagens das suas matérias. Como, por exemplo, Amisterdam, um catador de lixo das ruas de Recife. Sim, A-m-i-s-t-e-r-d-a-m. Dá uma lida na história, aqui! <<<

APRENDIZAGEM


Há cerca de dois anos, ganhei o livro 'Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres', de Clarice Lispector. Mas a leitura era sempre interrompida por outras atividades. Ou seja, só terminei o livro na semana passada. E uma frase não sai da minha cabeça:

'Lori se cansava muito porque não parava de ser'

A foto aí de cima foi tirada por mim durante uma viagem a Recife. A estátua de Clarice fica praça Maciel Pinheiro, perto da casa onde a escritora viveu os primeiros anos de vida.